fbpx

Case Controly: índice de crash despencou com testes de software

O lançamento de uma nova versão é o grande momento do trabalho de todo time que trabalha com apps. São tantas horas dedicadas com foco na melhoria do produto e de repente crash?! Pois foi isso o que aconteceu com a Controly, startup brasileira fundada em 2014 que oferece uma plataforma de controle e planejamento financeiro.

Nova versão foi mal avaliada e nota despencou no Google Play

controly_imagem1 Ao lançar uma nova versão do aplicativo no final de 2015, momento em que experimentava um grande crescimento, a Controly logo identificou que de cada 100 pessoas que utilizavam o app, 20 delas enfrentavam um crash repentino, ou seja, o app parava de funcionar e era fechado automaticamente. Com um alto indíce de crash de 20%, a empresa assistiu as notas nas lojas de aplicativos despencarem e ouviu muitas reclamações dos usuários.

Principalmente por ser um produto financeiro, que oferece cartão de crédito, e se encarrega de manter o usuário informado de suas finanças e possibilita inclusive a realização de automatização de poupança, a Controly precisava ser confiável para seus usuários e contornar essa situação.

Neste artigo, vamos te explicar como a introdução de uma cultura de testes ágeis de software em parceria com a One Day Testing diminuiu drasticamente o índice de crash do aplicativo da Controly.

20% dos usuários enfrentavam travamentos. O que fazer?

Crash no appPara entender como a One Day Testing colaborou com a diminuição do índice de crash do aplicativo da Controly, é preciso falar sobre o cenário inicial da empresa, quando ainda eram poucos os usuários. Nesta época, tudo era feito dentro de casa e o time responsável pelo desenvolvimento também tratava os bugs.

O trabalho era reativo: o erro, que poderia tanto ser reportado pelo usuário ou identificado pela própria equipe, era tratado e solucionado pelo time de desenvolvedores, que por sua vez, ao lidar constantemente com a ferramenta, ficava com a sensibilidade menos “afiada”, o famoso “olhar viciado”.  Com o crescente aumento da base de usuários, esse processo se tornou cada vez mais arriscado, além de inviável.

Após a identificação do alto índice de crash no lançamento da nova versão do aplicativo no final de 2015, problema este que pode resultar na fuga de usuários e abalo da reputação da empresa, a Controly prontamente decidiu buscar um parceiro para testes de software, com foco na melhoria da funcionalidade.

Investindo em usabilidade e derrubando a índice de crash!

Após conhecer inúmeras opções, incluindo conversas com contatos de outros países, como Índia, Estados Unidos e até de nações do Leste Europeu, a Controly conheceu a solução oferecida pela One Day Testing, por meio de um parceiro em comum. Após a realização de um teste piloto para apresentação da metodologia ágil para testes de software e com o bom resultado obtido, iniciaram-se os trabalhos no início deste ano.

“Chegamos à conclusão que as consultorias de testes tradicionais, mesmo podendo gerar bons resultados, são mais lentas e não nos atendiam no que diz respeito ao perfil da nossa empresa, que precisa de um serviço ágil e com uma proposta de valor adequada a realidade de uma startup”

Daniel Benevides, diretor de design e produto da Controly.

Índice de Crash de 20% para apenas 2%

Com apenas 4 meses de trabalho de testes operacionais e experiência de uso, a Controly viu o índice de crash despencar de 20% para apenas 2%. Com o acesso a plataforma online One Day Testing de monitoramento e a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados dos testes realizados, é possível focar esforços imediatos no que é mais crítico.

A equipe de desenvolvimento da Controly está aliviada, podendo focar efetivamente na atividade core do time. Atualmente, antes de entrar no ar uma nova versão do aplicativo, o que acontece pelo menos uma vez por mês, é realizada uma rodada de testes com a One Day Testing, que inclui experiência de uso, funcionalidade, comportamento em conexões mais lentas e portabilidade para só depois ser disponibilizado aos usuários.


“Adotar o processo de testes da One Day Testing teve um impacto positivo na produtividade da equipe de desenvolvimento. Possibilitou desafogar o nosso time com os testes internos excessivos – e pouco produtivos devido a familiaridade com o produto – e focar no que eles fazem de melhor: desenvolver”

Daniel Benevides, diretor de design e produto da Controly