A startup Fraldas Chá, inovadora plataforma digital criada para facilitar a organização de chás de bebês, com funções como envio de convites, confirmação de presença e compra dos presentes via internet, se encontrava em um momento muito importante: o pré-lançamento da ferramenta.

Disponível durante esta fase somente para um público restrito, era então preciso garantir que tudo funcionasse da melhor maneira possível para o usuário quando o produto fosse de fato disponibilizado para o mercado.

Por isso, a One Day Testing foi contratada para realizar, em um dia, testes de Usabilidade, Experiência do Usuário e Segurança. Ao final do trabalho, a Fraldas Chá foi surpreendida positivamente. Mais do que o reporte de erros, a startup teve como retorno também sugestões para melhorar a plataforma.

Fluxo do usuário é aperfeiçoado após os testes

Um dos pontos identificados com melhorias a serem realizadas na ferramenta foi em relação ao Fluxo do Usuário. Os especialistas da One Day Testing reportaram recomendações com o objetivo de facilitar o uso da plataforma, que foram consideradas bastante pertinentes pelo cliente. Foram aperfeiçoados pontos como a reorganização e explicação dos campos da tela de criação de eventos, área de mensagens e o processo de compras de presentes.

Um dia de testes e 42 erros e melhorias identificadas

Do total de 42 erros e melhorias reportados, cinco alcançaram o nível máximo de criticidade.

Para citar um exemplo que teria grande impacto no usuário e que foi identificado durante os testes realizados pela One Day Testing, pode-se destacar que, ao clicar sobre o botão “Veja como vai ficar seu evento”, aparecia o temido erro 404, que significa que o usuário está se comunicando com o servidor, porém a página “não existe”. Outro ponto identificado foi que não era possível acessar as informações relacionadas a um evento cancelado.

Por se tratar de uma plataforma web responsiva, era fundamental que a ferramenta tivesse excelente performance em dispositivos mobile, que também fizeram parte do escopo das rodadas de testes. Com o relatório disponibilizado pela One Day Testing, o time da Fraldas Chá pode agir em tempo real no que mais impactava a ferramenta e também traçar um plano de ação para tratativa posterior de outros pontos identificados.

leandro_kurier

“A One Day Testing entrou a fundo no projeto! O olhar viciado no produto da nossa equipe interna inviabilizou que muitos dos erros sejam identificados e contar com especialistas em testes de software foi fundamental para melhorarmos nosso produto antes do lançamento”, Fellipe Marinelli , co-founder da Fraldas Chá