Hoje em dia, os sites são muito mais que cartões de visita de uma empresa. Eles devem combinar uma boa experiência ao usuário, serem responsivos aos mais diversos dispositivos e, em alguns casos, ainda atenderem a questões legais. Combinando todos estes pontos em um grande projeto, de desenvolvimento do novo site de uma indústria farmacêutica, a Portal Publicidade, uma das principais agências de Campinas, precisava garantir que o site fosse entregue com excelência.

Com um grande volume de projetos realizados ao longo do ano, o histórico da Portal Publicidade, mostrava que, por mais que se esforçassem em testar internamente os softwares, as falhas e reclamações aconteciam de uma forma mais recorrente do que o esperado pela empresa e era preciso mudar essa realidade.

Na visão da Portal Publicidade este projeto foi o único, dentre os cerca de 25 realizados até então neste ano, que alcançou a excelência. Vamos entender os motivos.

daniel_1

“Por confiarmos no trabalho da One Day Testing e com o nosso objetivo de buscar a melhoria na qualidade de nossas entregas, prevemos no orçamento do projeto a realização dos testes externos e isso se mostrou uma estratégia bastante acertada”
Daniel de Lucca, diretor de Convergência da Portal Publicidade

Testes 500% mais rápidos e apresentação de falhas do sistema

O trabalho da One Day Testing consistiu em fazer a última rodada de testes no site da indústria farmacêutica para a apresentação final ao cliente.

Com a aplicação da metodologia ágil da One Day Testing, os testes no portal foram reduzidos de cinco dias para apenas um – uma otimização de 500%.

Antes, os testes eram realizados em 5 dias em média e pela equipe interna de desenvolvimento. Com a aplicação da metodologia ágil da One Day Testing, esse tempo foi reduzido para apenas um – uma otimização de 500%. A ausência de um processo formal para realização dos testes de software, aliado ao olhar viciado do time interno, foram apontados como os responsáveis para que as falhas acontecessem em projetos anteriores.

Os desenvolvedores da Portal Publicidade também tiveram sua tiveram seu trabalho otimizado. Como todos os erros que a One Day Testing encontrou no site da indústria farmacêutica foram detalhados e suportados por evidências, como prints das telas, ficou muito mais fácil para os que desenvolvedores entendessem onde estavam as falhas para corrigí-las.

Segmentar dispositivos testados garantiu transparência na entrega e satisfação do cliente

A One Day Testing sugeriu que os testes fossem realizados em dispositivos previamente determinados. Era muito importante ser claro e objetivo: o cliente sabia exatamente para quais smartphones e computadores o site foi testado. Foram escolhidos 7 dispositivos e, na validação final, com as expectativas alinhadas, foi possível uma visibilidade efetiva do funcionamento do sistema, garantindo assertividade na entrega e satisfação do cliente.
daniel_1

“Tivemos um ganho de tempo, de qualidade na entrega e nosso cliente ficou muito satisfeito. Foi o primeiro projeto em que não registramos nenhum tipo de reclamação. A ideia é que a One Day Testing participe de muitos outros projetos e seja um parceiro estratégico para realização de testes de software”
Daniel de Lucca, diretor de Convergência da Portal Publicidade