Quando os testes de software são planejados para acontecer antes do lançamento de um produto, garantem que a aplicação entre no mercado com o pé direito: livre de bugs e erros que poderiam impactar negativamente esse momento tão esperado.

Porém, para o time do aplicativo Report A, era preciso mais do que realizar os testes antes do lançamento. A plataforma otimiza o tempo dos profissionais que trabalham com criação de Projetos de Arquitetura/Design de Interiores e execução de Obras, facilitando a comunicação com seus clientes e fornecedores.

Como o aplicativo havia sido desenvolvido por equipe terceirizada e inicialmente para iOS, era preciso garantir que o já esperado alto volume de erros fossem identificados e corrigidos a tempo para ele funcionar bem na web.

Produto multiplataforma: um dia de testes e 34 erros encontrados

Com testes realizados em um dia, cerca de dois meses antes do lançamento do Report A e concentrados em experiência do usuário e usabilidade, os especialistas da One Day Testing identificaram 34 erros no total, sendo que 28 deles (82%) eram referentes à plataforma web, como já esperado.

Além do número de erros ter sido mais alto, os erros encontrados também eram mais graves, como por exemplo a área de busca por fornecedores não funcionar ou, ao inserir o CEP, o sistema entender como CNPJ.

Os testes de software antes do lançamento do produto identificaram erros que poderiam ser sinalizados por usuários, causando prejuízos na imagem da empresa e queda da nota nas lojas de aplicativos, por exemplo.

“Temos mais testes pela frente com a One Day Testing: para a plataforma Android e também Testes de Stress, para simular os momentos onde um grande número de usuários acessam a aplicação ao mesmo tempo”.
Fábio Campos, sócio-diretor do Report A

Rapidez na resposta e visão completa dos entregáveis foram decisivos para fechamento do trabalho.

Após receber uma indicação para conhecer o trabalho da One Day Testing, a equipe da Report A entrou em contato via site e logo em seguida agendou um café com a equipe de atendimento, onde ocorreu a primeira surpresa – que se confirmou.

De que o trabalho realizado pela One Day Testing, mais do que testes, poderia entregar uma solução completa, com a mínima necessidade de esforço por parte da equipe do Report A, com acompanhamento em tempo real dos trabalhos por meio de plataforma online e claras evidências de onde agir para resolução dos problemas.

“Nós, que estamos em fase inicial do nosso produto, tivemos a oportunidade de entender a importância dos testes de software realizados externamente e optamos por incorporar essa etapa em nosso processo”, explica Fábio Campos, sócio-diretor do Report A