Atenção: este conteúdo foi feito especialmente para você, que ainda não entrou de cabeça no maravilhoso mundo da automação de testes! Neste case vamos te mostrar benefícios claros alcançados pelo uso de técnicas, procedimentos e ferramentas com o objetivo de automatizar testes funcionais, resultantes de trabalhos desenvolvidos pela One Day Testing em parceria com a Synchro, maior provedora nacional de soluções fiscais no país.

Afinal, “fazer na unha” testes de software, sobretudo em larga escala, está longe de ser uma opção ideal. Ainda que o elemento humano seja indispensável no processo de teste de software (como recriar a experiência do usuário, por exemplo?), contar com um processo de testes (bem) automatizado, principalmente para grandes empresas com alto volume de desenvolvimento, é fundamental para diminuir custos e o time-to-market – tempo que leva todo o processo até a chegada da solução ao mercado.

Implementação de melhorias no ciclo de testes otimiza processo de 40h para 1h30

A diminuição do esforço de execução de ciclos de testes – que duravam longas 40 horas dos colaboradores – já era uma necessidade identificada pela Synchro. Após trabalho focado em automatização de testes realizado junto à equipe interna de desenvolvimento da Synchro, o tempo foi reduzido para apenas 1,5h, uma diminuição de 96% de esforço máquina, benefício que se perpetua por toda a vida útil do produto e em cada novo produto onde a automação de testes seja aplicada. A redução foi alcançada após a solução de impedimentos, identificação de pontos de melhoria e implementação de ações que visaram melhorar o nível de automação de testes.

Melhoria de processo: relatórios e documentação de apoio para gestão resulta em 25% menos esforço nos testes funcionais

Após diminuir o esforço de execução aplicado aos ciclos de testes por meio da automação, foi a vez da melhoria no processo, feita principalmente pela implementação de scripts de testes que não impactam na automação, mesmo que haja mudança de requisitos.

Com o estabelecimento de uma rotina voltada para relatórios e documentações, feitas na medida da necessidade da empresa, foi gerada uma assertividade na rotina do time de testes, diminuindo o retrabalho e possibilitando aumento na eficiência na correção de defeitos, além de melhor visibilidade do processo por parte da gestão. O resultado? Diminuição no esforço de testes funcionais na ordem de 25%.

“A especialização aliada ao profissionalismo e comprometimento demonstrados pela One Day Testing certamente fizeram a diferença no desenvolvimento e na conclusão do nosso framework de testes”, avalia Joselito Viana Soares, gerente de desenvolvimento de software da Synchro.