Um sistema que deveria suportar 220 mil usuários ativos e até 8 mil simultaneamente em horários de pico. Esse era o tamanho do desafio da Think Consultoria, empresa de São Bernardo do Campo (SP), que foi contratada para garantir que uma grande aplicação educacional funcionasse perfeitamente, principalmente em situações de alta demanda.

Para apoiá-la nesse projeto desafiador, a One Day Testing foi escolhida para sugerir melhorias no sistema e banco de dados e ainda indicar o hardware necessário. Quer saber como foi isso?

O grande risco da alta demanda em aplicações: “tudo cair”

A verdade é que todos os sistemas precisam ser (bem) testados. Porém, mais críticos ainda são aqueles que irão suportar alta demanda, ou seja, um grande volume de usuários ao mesmo tempo. Estes precisam de testes de desempenho que simulem ambientes críticos, que envolvem não só a alta demanda, mas também a baixa velocidade da conexão e avaliam como a aplicação reage, por exemplo.

É bem complicado testar um sistema que precisa suportar alta demanda. Mas deu certo!

A One Day Testing elaborou o planejamento do projeto baseado nas necessidades do cliente e submeteu o sistema aos mais variados tipos e ciclos de testes, onde foram identificadas e tratadas as oportunidades de melhoria, aprimorando drasticamente a aplicação.

“Certificar que a aplicação, hardware e banco de dados estavam adequados para atender ao nosso cenário de alta demanda era de longe o nosso maior risco, e que estava nos tirando o sono. A One Day Testing atuou de forma muito profissional e tecnicamente consistente”
Pedro Domingues — gerente de desenvolvimento de software

Otimização do banco de dados melhorou 32 vezes o desempenho da aplicação

E sem grandes investimentos!

Além do risco de mal funcionamento da aplicação em situações de stress ter sido eliminado, a Think Consultoria estimou em 32 vezes (!!) a melhoria no desempenho da aplicação e no banco de dados após a realização do tuning, que é uma otimização, tudo isso sem a realização de investimentos expressivos em hardware. Em pesquisa realizada ao final do projeto, não foram constatados incidentes. \o/

“A estabilidade da aplicação frente ao grande número de usuários e de acessos simultâneos se destacou como fator crítico de sucesso. Decidimos então buscar apoio qualificado para realizar os testes e encontramos no trabalho da One Day Testing as respostas que procurávamos”
Prof. Dr. Luiz Natal Rossi  da Universidade de São Paulo