Como garantir que uma aplicação funcione perfeitamente para todos os usuários?

app-store-device-macbook-air-1171

Nenhum website, aplicativo, portal ou software tem razão de existir se o público final não consegue usar. Qualquer pessoa a qualquer hora e utilizando qualquer dispositivo deve ter uma experiência positiva ao acessar a sua aplicação. Mas para garantir isso não tem outro jeito: só testando.

Existem diversas formas de testar a experiência do usuário com a aplicação. Uma bastante importante é avaliar o comportamento do sistema quando a internet está mais lenta. Afinal, nem todos possuem a mesma velocidade de conexão. É preciso saber como a plataforma funciona para a parcela do público que tem um pacote de dados mais limitado. Você pode descobrir que talvez seja necessário compactar as imagens e melhorar a performance do loading, por exemplo. Segundo essa pesquisa divulgada pela Fast Company, uma entre quatro pessoas abandona o site se a página demora mais do que 4 segundos para carregar.

Outro teste recomendado é o de portabilidade, onde a aplicação é executada em diferentes devices e browsers. A ideia é checar se funciona corretamente em todos. Já imaginou se o seu site não abre bem para aquela pessoa que tem um perfil popular nas redes sociais? O que ela diria aos seguidores?

Por fim, é possível reunir usuários reais para que experimentem a aplicação antes do lançamento. É um processo bastante semelhante às pesquisas com focus group. Ao observar como cada indivíduo utiliza intuitivamente a sua aplicação, você tem retornos instantâneos sobre melhorias necessárias.

Além da experiência do usuário, também é fundamental fazer um teste de funcionalidade antes de lançar seu projeto digital.

Deixe um comentário