Seu aplicativo ficou pronto e já está disponível para download na Apple Store ou na Google Play – onde ele vai disputar espaço com cerca de 3 milhões de outros apps. Com essa competitividade altíssima, como reter e engajar o usuário para que ele não desista do seu app?

Com muitos aplicativos disponíveis, o público está cada vez mais exigente. Segundo uma pesquisa da Quettra, empresa de inteligência móvel e personalização de experiências móveis e monetização, um aplicativo Android perde 77% dos seus usuários ativos diários em média em até três dias após a instalação. Esse número cresce para 90% após 30 dias e para 95% depois de 90 dias, como mostra o gráfico:

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Um aplicativo que tem um alto número de downloads não é tão bom assim se não tiver seus usuários engajados. É como você ter uma loja bem grande, toda decorada e pronta, mas sem nenhum cliente dentro. Ou seja, além de garantir aquisição de novos usuários, é imprescindível pensar em estratégias de engajamento e retenção para que as pessoas que já baixaram continuem usando o aplicativo.

Engajar significa conquistar seus usuários com experiências positivas, com objetivo de gerar relações de longo prazo e aumentar a percepção de valor do seu produto. Vamos ver algumas ações que você pode implementar no seu app para conseguir isso:

Usar a gamificação

Como dentro de um jogo, criar desafios que destravam conquistas ao longo do uso de um aplicativo é uma das estratégias de engajamento. Na gamificação, você estimula o usuário a alcançar um objetivo e vai registrando o progresso dele. Os objetivos podem ser alcançar determinadas recompensas, como cartões de presente, brindes da sua marca ou algumas novas funcionalidades e upgrades para o aplicativo.

O ideal é que a interação com o seu app acabe se tornando um hábito para os usuários, de modo que eles abram frequentemente.

Atrelar às redes sociais

Considerando que 91% dos jovens entre 18 e 29 anos que possuem smartphone acessam Facebook, Instagram e Twitter, as redes sociais podem ser grandes aliadas no processo de engajamento de usuários. Para isso, o conteúdo deve ser adequado para essas plataformas e compartilhável. O compartilhamento atua como uma ótima declaração de apoio, já que pode atrair novos usuários para o seu serviço como se fosse uma indicação boca a boca.

Essa estratégia também pode estar ligada à gamificação: ao demonstrar apoio ao seu aplicativo nas redes, o usuário pode ser recompensado com pontos extras ou desbloqueio de algum conteúdo exclusivo.

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Outra boa maneira de usar redes sociais atreladas ao seu aplicativo é permitir que as pessoas façam login por meio delas, reduzindo o tempo de cadastro, como expliquei no artigo sobre Single Sign On.

Oferecer um aplicativo integrado

Para que as marcas usem com bom proveito seus aplicativos, uma opção é investir em comunicação e relacionamento, integrando os mais diversos canais de contato que a empresa tem com os usuários.

Um exemplo desse uso são os aplicativos da KopenhagenBoticário e do Pão de Açúcar, onde os usuários podem consultar seus pontos nos programas de fidelidade para trocar por produtos nas lojas físicas. Aproveite a oportunidade de colocar sua marca no smartphone dos seus clientes e poder alcançá-los em qualquer lugar, a qualquer hora.

Usar push notifications

As notificações push, aquelas que recebemos no nosso celular como se fossem mensagens do aplicativo, podem ajudar bastante no engajamento. Elas atuam lembrando o usuário de que o aplicativo está instalado e pode oferecer serviços, mesmo que ele esteja fechado.

Mas atenção: mesmo que as notificações sejam um recurso muito bom, é importante não exagerar e mandar muitas ao mesmo tempo, para não causar uma má impressão ou parecer invasivo. É um privilégio alcançar uma pessoa de forma tão direta, portanto use essa ferramenta com sabedoria. Para evitar irritar o usuário, uma possibilidade é considerar trabalhar com uma frequência de envios que limite o conteúdo disparado para um indivíduo durante um período de tempo específico, assim ele não vai receber várias mensagens com a mesma promoção, por exemplo, uma em seguida da outra.

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As notificações podem ser programadas para serem enviadas em dias e horários específicos ou também de acordo com a geolocalização do usuário – uma opção que pode integrar aplicativos e pontos de venda, como apresentei aqui.

Ao programar uma notificação, considere enviar uma razão persuasiva para que o usuário acesse seu app: um novo conteúdo, um brinde, um lembrete de como seu app pode ajudar em determinada tarefa, um desconto. Mais do que lembrar que você está ali, instigue o usuário a abrir o seu aplicativo.

Analisar o resultado de mapas de calor

Alguns softwares são capazes de analisar a maneira como os usuários interagem com o seu aplicativo usando os mapas de calor, ou seja, monitorando as áreas mais quentes, que são as que têm mais cliques e interações.

Assim, você consegue saber o que mais chama a atenção do seu público e qual função ele mais usa no seu aplicativo, para investir e aprimorar, além de identificar as áreas frias – aquelas sem uso, que são obstáculos que você precisará otimizar para conseguir mais engajamento e evitar futuras desinstalações.

Garantir bom funcionamento e qualidade

Mesmo óbvio, é muito importante lembrar: ninguém quer ficar usando um serviço que não achou bom. Travar durante o uso, por exemplo, pode ser interpretado como sinal de falta de qualidade do aplicativo, razão suficiente para que ele seja desinstalado. Portanto, faça todos os testes necessários (podemos ajudar nisso!) para que tudo esteja funcionando bem e para se livrar de possíveis bugs.

O ideal para transmitir confiabilidade é cumprir o que prometeu ao cliente na descrição que você colocou na loja. Essa transparência e eficiência também podem render boas avaliações e ajudar a conquistar novos usuários.

Por fim, uma outra forma de engajar o usuário no seu produto é usar boas estratégias de onboarding, para que ele se sinta envolvido pelo seu aplicativo, como comentei neste artigo. Aqui na One Day Testing, nós podemos te ajudar fazendo todos os testes necessários no seu aplicativo e ainda tirar suas dúvidas sobre engajamento e retenção de usuários. Nós entendemos do assunto, afinal vivenciamos esse desafio com nosso app da Nota Paulista, o CPF na Nota, e obtivemos sucesso. Ligue (19) 3291-5321 ou entre em contato comigo pelo e-mail bruno.abreu@sofist.com.br. Será um prazer ajudar!