Conexões lentas e o impacto na conversão

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Apesar da banda larga avançar rapidamente no Brasil, ainda existe uma parcela significativa da população que acessa a internet em conexões mais lentas. Além disso, a rede 3G disponível por aqui também se mostra limitada e instável em uma série de situações. Basta entrar nas redes sociais para encontrar inúmeras reclamações contra operadoras.

Como vimos anteriormente nesse post, pesquisas mostram que até 25% dos visitantes de um site abandonam a página se o tempo de carregamento dela ultrapassar 4 segundos. Sendo assim, é fundamental que o seu site esteja preparado para funcionar em conexões lentas, como forma de atingir a conversão desejada. E para descobrir isso, o caminho mais indicado é realizar um teste de conexão lenta.

Será que dá para reduzir o peso das páginas do seu site eliminando espaços em branco no código? Será que os scripts não podem ser movidos para arquivos externos? Será que a quantidade de domínios distintos nos links está aumentando o tempo de carregamento da página? Será que dá para oferecer mais conteúdos armazenados em cache? E os tamanhos das imagens e tabelas, será que podem ser especificados previamente para acelerar a exibição da página pelo browser?

São perguntas como essas que o seu fornecedor deve fazer e responder ao botar em prática um teste de conexão lenta.