Entenda por que é tão importante fazer um teste de funcionalidade antes de lançar um projeto digital

Mesa_cafe_650x300

Entre o desenvolvimento e a implementação de um projeto existem mais mistérios do que qualquer ser humano pode prever. Quem trabalha produzindo aplicativos, portais, e-commerces e softwares sabe bem: mesmo que o planejamento seja seguido à risca, na hora da homologação sempre surge algum bug imprevisível. E, como aponta essa pesquisa aqui, falhas em tecnologia podem representar danos significativos aos negócios de seus clientes. Daí a importância de se passar um pente fino em cada detalhe da aplicação antes do lançamento.

Ao realizar um teste de funcionalidade, devemos dar prioridade à navegação e às interações. Dos testes fazem parte checar se o menu está adequado aos objetivos do negócio, se o campo de busca está trazendo resultados pertinentes e se as mensagens de erro aparecem junto ao box do formulário que foi preenchido incorretamente. Também faz parte verificar se cada botão, link e e-mail de sistema está respondendo. Depois de investir tempo e recursos no desenvolvimento da sua aplicação, você certamente deseja que ela funcione para seus usuários tão bem quanto funcionava antes de ir para o ar.

Possivelmente, a estrutura da sua empresa não comporte uma equipe interna de testes. Ou também pode acontecer de o prazo estar apertado demais para isso. Nesses casos, ainda assim é recomendável terceirizar os testes com um especialista. Tudo para que qualquer falha seja identificada e corrigida antes de chegar ao conhecimento do público.

Veja outros testes fundamentais para realizar antes de lançar a sua aplicação.

Deixe um comentário