Geolocalização: tipos de dispositivo e vantagens de uso

Como já conversamos neste artigo aqui, a geolocalização pode ser uma grande aliada a favor do seu serviço ou produto, ajudando a potencializar suas vendas. Hoje praticamente todo mundo tem um smartphone: localizar esses aparelhos significa localizar os clientes que você tanto procura.

As técnicas de geomarketing estão aí para nos ajudar a atingir nossos clientes antes, durante ou depois da compra – de acordo com a localidade de cada um. Podemos nos comunicar de maneira diferente com que está próximo à loja, dentro do ponto de venda ou até com quem já saiu com sua compra.

A localização pode ser feita por GPS (via satélite, dependendo diretamente das condições do tempo), por GSM (rastreamento por ondas de rádio) ou Wi-Fi (para determinar a localização indoor (em ambientes fechados, como shoppings).

Como fazer então para implantar essa tecnologia? Vou apresentar os dispositivos mais usados para estratégias de geolocalização:

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  • Beacons: eles são pequenos dispositivos que conseguem detectar a aproximação de um smartphone e, em troca, enviar algum tipo de informação. Falamos sobre eles aqui nesse artigo. Essa solução é prática e ideal para ser usada em uma comunicação com o consumidor que está dentro do ponto de venda, gerando uma experiência única e diferenciada, como uma oferta customizada. O ponto de atenção é que, para que o beacon consiga se comunicar, o smartphone precisa ter o aplicativo da loja instalado ou estar com o bluetooth ativado.
  • QR Code: esse tipo de “código de barras quadrado” é lido rapidamente pela câmera dos smartphones, independente da posição em que estiver. Para que o código seja decifrado, o usuário precisa ter um aplicativo específico de leitura instalado, estes aplicativos são conhecidos como QR Code Readers. Um dos usos mais comuns é colocá-los expostos em estabelecimentos físicos ou em materiais promocionais como cartões e panfletos, para que o cliente possa ser direcionado para o site da marca. Você também pode oferecer um link para o mapa do ponto de venda ou um cupom de desconto da loja.
  • Wi-Fi: além de oferecer acesso à internet para os seus clientes, a rede Wi-Fi também pode trabalhar na microlocalização, como se fosse uma ferramenta analytics do mundo físico. Por ela, as marcas conseguem saber quais pontos estão recebendo maior ou menor fluxo de visitantes, para adaptar suas estratégias de venda.

Com esses dispositivos instalados, podemos compreender os interesses e os hábitos do público alvo, qual parte da loja é mais frequentada e perceber como os clientes interagem com os anúncios.

Por mais que o e-commerce esteja crescendo cada vez mais, os consumidores ainda gostam muito da sensação de comprar um produto e levá-lo para casa na hora. Segundo um estudo da Nielsen, empresa que oferece informações em pesquisas de mercado, 70% das decisões de compra ainda acontecem no mundo físico.

Segundo um estudo da Nielsen, empresa que oferece informações em pesquisas de mercado, 70% das decisões de compra ainda acontecem no mundo físico.

Por isso, esses dispositivos ficam mais atraentes ainda: significam integrar a experiência de loja física com a experiência do mobile, apresentando para os clientes a vantagem de cada um desses mundos.

Integrando a geolocalização e a segurança

Ainda com todas as vantagens apresentadas, a geolocalização pode causar receios em relação a segurança: se eu andar com o GPS ligado, posso ser seguido? Se eu me conectar ao Wi-Fi de algum comércio, quais dados do meu celular ele vai captar? Essas e outras dúvidas passam pela cabeça não só dos consumidores, mas também dos empresários. Por isso, vou te mostrar alguns exemplos nos quais a geolocalização é essencial para garantir a segurança dos usuários:

  • Bancos: a geolocalização pode ser usada para garantir segurança bancária: pela localização do smartphone conectado à sua conta, o banco pode identificar se é realmente você quem está sacando dinheiro no caixa eletrônico ou se outra pessoa está acessando sua conta.
  • Transporte de cargas: empresas de transporte colocam GPS para rastrear seus caminhões e saber exatamente onde estão suas cargas, podendo acompanhar o trajeto e acionar o seguro com mais rapidez em caso de extravio.
  • Crianças: pais também podem usar a tecnologia para saber onde estão seus filhos. O ZoeMob é um aplicativo via GPS que permite que os pais saibam se seus filhos saíram de um determinado perímetro ou se entraram em um carro de um estranho, sem tê-los  avisado, para que possam tomar alguma atitude o mais rápido possível, por exemplo.

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  • Smartphones e tablets: Outra coisa que podemos encontrar e rastrear são os nossos celulares e aparelhos semelhantes. A Apple oferece o serviço Find my iPhone e o Google, o Find my Phone, ambos para te ajudar na recuperação do smartphone em caso de furto.
  • Viagens: No caso de aplicativos de carona, é possível compartilhar seu trajeto com algum amigo ou familiar: se você está viajando para algum lugar desconhecido pela primeira vez ou quer apenas garantir sua segurança, pode compartilhar sua rota com quem quiser pelo WhatsApp, link da web ou SMS. Seu contato receberá não só um horário de estimativa de chegada, mas também as informações sobre o motorista, sobre o veículo e um mapa que a pessoa pode acompanhar em tempo real.
  • Trabalho voluntário: Nos Estados Unidos, após a passagem do furacão Sandy, em 2012, surgiram aplicativos de celular que avisavam voluntários sobre as áreas que precisavam de medicamentos e suprimentos, além de permitir às pessoas que estavam precisando de ajuda que avisassem sobre sua localização.

Para alcançar seu público usando a geolocalização, é importante também saber filtrar os momentos mais apropriados em que ele está disposto a consumir. Uma pesquisa do Google mostra que 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas. Para te ajudar, recomendo a leitura desse artigo aqui, onde mostrei como preparar seu negócio para atingir clientes nesses micro momentos.

Se você tem dúvidas sobre a implantação de geolocalização no seu negócio, a equipe da One Day Testing pode te orientar e fazer testes relacionados ao tema para você. Entre em contato comigo pelo e-mail bruno.abreu@sofist.com.br ou ligue (19) 3291-5321. Será um prazer ajudar!