Fila no supermercado – pega o celular. Engarrafamento – pega o celular. Sala de espera do dentista – pega o celular. Esses momentos entre uma tarefa e outra, nos quais ocupamos nosso tempo com nossos smartphones, são atualmente chamados de micro-momentos. São minutos que usamos para pesquisar um endereço, olhar a hora, confirmar uma informação na internet, checar redes sociais e até jogar.

Não precisamos mais esperar chegar em casa para procurar o que quer que seja em um computador desktop. Temos nas mãos um aparelho que é gps, biblioteca, vitrine, video-game e ainda faz ligações e envia sms. Segundo o Google, 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas.

Isso quer dizer que essas pequenas pausas podem influenciar na intenção de tomada de decisão e formação de preferências do usuário. O grande desafio das empresas agora é: como posso alcançar meu consumidor durante os micro-momentos?

94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas.

Durante esse tempo curto, um consumidor pode decidir uma compra, aprender a fazer algo novo ou decidir a próxima rota que vai seguir, o que faz com que as marcas tenham mais um espaço de competição. Só no Brasil, 80% das pessoas usam o celular para pesquisar mais sobre algo que estão querendo comprar.

Com essa mudança nos hábitos do consumidor, as decisões de compra podem ser tomadas por impulso em instantes. As taxas de conversão mobile também aumentaram. Para os buscadores do Google, houve um aumento de 74% de vezes em que as pessoas concluíram compras efetivamente por um dispositivo móvel, como o celular.

Para o Google, houve um aumento de 74% de vezes em que as pessoas concluíram compras por um dispositivo móvel.

Uma das primeiras preocupações que você deve ter para melhorar sua plataforma para o usuário é o cuidado com as interfaces. Garanta que seu aplicativo esteja otimizado para que a experiência do usuário seja fácil e intuitiva, pois isso vai resultar em mais engajamento.

Não mantenha informações irrelevantes que poderão dificultar as ações ou deixar o caminho mais difícil dentro do seu aplicativo. Mantenha o percurso limpo, para que o usuário encontre o que procura com poucos cliques. Posso te ajudar a identificar melhorias: tenho alguns exemplos de como você pode otimizar seu aplicativo aqui nesse artigo.

Woman Working On Smartphone At Workshop

Ações do momento

Os micro-momentos vêm acompanhados pela vontade de aprender algo novo, descobrir, assistir ou pesquisar, nos quais os consumidores confiam plenamente em seus dispositivos móveis. Um em cada três clientes consulta a internet pelo celular dentro das lojas mesmo, ao invés de consultar os atendentes. São momentos em que o consumidor quer:

  • Saber mais: vivemos a era da curiosidade. Podemos ter qualquer informação na ponta dos dedos imediatamente, em um site de busca, e ainda comparar mais de uma ideia que encontramos na internet em sites e fóruns antes de formar a nossa própria opinião sobre determinado tema. Em geral, nesse tipo de micro-momento, o consumidor ainda não quer comprar nada. Ele busca conhecimento ou informação, e quanto mais fácil for para ele encontrar, mais facilmente poderá ser cativado pela sua marca;
  • Chegar onde quiser: nossos celulares já são capazes de nos guiar para qualquer lugar usando a geolocalização. Encontrar a padaria mais próxima de onde estivermos e ainda saber como está o trânsito no caminho até lá é muito simples, basta uma busca;
  • Aprender ou resolver algo: basta digitar “como fazer” qualquer coisa para ser inundado por tutoriais, vídeos e textos explicativos em segundos. É possível estudar qualquer tema, aprender novas receitas, aprender a fazer pequenos reparos em casa, aprender a fazer penteados e maquiagens e até começar uma nova profissão;
  • Comprar: podemos querer repor algum produto que quebramos ou pesquisar sobre um modelo novo antes de escolher algo que queremos. Segundo o Google, 79% dos consumidores brasileiros passaram a tomar suas decisões de compra mais rápido depois que começaram a pesquisar online.

Etapas da compra

Satisfeita a necessidade de busca de um micro-momento, o consumidor pode seguir três passos antes de concluir sua compra:

  • Avaliar: após finalizar a pesquisa e agora com dados para comparação, o cliente pode decidir sua compra de acordo com o melhor custo benefício ou de acordo com a experiência que teve no seu e-commerce. Sites com mais detalhes sobre o produto tendem a parecer mais confiáveis. Estabelecer critérios ficou mais dinâmico;
  • Trocar: caso o consumidor tenha disposição para testar novas marcas, quem vai determinar a compra de fato será o preço. Após a pesquisa, ele simplesmente pode trocar a sua marca por um produto mais barato;
  • Postergar: caso a pesquisa resulte na escolha certeira de algum produto, mas o valor esteja acima do esperado, ainda existe uma possibilidade, que é esperar para comprar depois. Aí está a importância de usar o seu potencial de marketing para cativar não apenas seus clientes, mas seus potenciais clientes também.

Agora que você já conhece os tipos de micro-momentos e as etapas de compra, tente identificar em qual ou quais dessas posições o seu público alvo está. Assim, você pode otimizar o conteúdo que quer entregar a ele e a imagem que quer apresentar da sua marca em cada etapa.

Para traçar uma estratégia, você pode analisar as buscas relacionadas à sua marca ou ao seu produto. Cada pergunta feita em um buscador relacionada ao seu negócio, mesmo que aparentemente comum, é uma chance para você apresentar uma resposta útil ao consumidor. Não subestime o potencial de respostas para buscas como “o que é”, “como funciona”, “vale a pena comprar” e “onde encontrar”.

Por isso, é importante que você e sua empresa estejam preparados para quando o seu consumidor te encontrar na internet. Se você quer que o cliente te avalie e conclua a compra, nós podemos te ajudar! Estou disposto a tirar suas dúvidas e analisar o seu projeto. Basta enviar um e-mail para julio.viegas@sofist.com.br ou ligue em (19) 3291-5321 para conversarmos. Será um prazer ajudá-lo! =)