O Testathon é um evento promovido pelo Facebook e Global App Testing. Hoje, é muito comum ouvirmos o termo hackathon. Vou explicar primeiro este termo antes de falar de testathons.

Uma hackathon é uma maratona de programação na qual programadores se reúnem por horas ou dias a fim de explorar novas ideias e desenvolver projetos de software. No Brasil, temos muitos eventos ao longo do ano voltados para startups e criação de novos negócios que se possuem inúmeras características de hackathons como, por exemplo, o Startup Weekend.

O testathon é uma hackathon para testadores, ou seja, temos um grupo de testadores trabalhando em conjunto para analisar produtos de software e encontrar bugs. De acordo com o fundador do Testathon, Owais Peer, “o evento reúne os melhores testadores ao redor do mundo para que eles possam aprender com as boas práticas, criar uma rede de contatos, e ganhar prêmios incríveis ao tentar quebrar apps reais”.

Este evento já aconteceu em vários países ao redor do mundo, e encontrou bugs e insights relevantes em produtos de grandes empresas como Facebook, Dropbox e Spotify. Finalmente ele chegou ao nosso continente!

testathon

Informações sobre o Testathon

O primeiro Testathon da América do Sul ocorrerá neste próximo final de semana, nos dias 11 e 12 de março, em São Paulo. A equipe organizadora do evento selecionou os 50 melhores testadores dentre as centenas de inscritos para avaliar os apps do Facebook, Messenger e Instagram.

Tive a felicidade de ser selecionado para este grupo, e vou representar a One Day Testing com muito orgulho. No dia, todos os testers serão alocados em grupos que competirão durante o dia em busca dos melhores bugs e insights.

Minha expectativa com o evento é a melhor possível, afinal encontrar, conversar e trabalhar com outros 49 testers altamente qualificados será algo completamente diferente e especial. Quanto mais gente envolvida, maior a quantidade de insights e bugs. Quanto maior a qualificação da equipe, maior a qualidade do que é produzido.

Tanto eu quanto nosso time aqui na One Day Testing é apaixonado pelo que faz, então participar deste tipo de evento é uma oportunidade sensacional. Torçam para que façamos a diferença neste desafio, assim como foi no ano passado na Copa do Mundo de Testes de Softwareonde levamos o campeonato sul-americano.

Caso queira saber mais sobre o Testathon e os eventos anteriores, acesse aquiAs imagens do post são cortesia do próprio site do Testathon.

  • Enio Matsuda

    Sensacional Brunão! Parabéns pela participação e crescimento da empresa!!! Boa sorte e muito sucesso a todos! Forte abraço!