Como você se sente quando vai fazer uma compra online, mas para finalizar precisa preencher um cadastro com inúmeras perguntas? Conheça o checkout simplificado.

Pense como o seu consumidor: na loja física, ele pode escolher o produto, pagar no caixa e ir embora. Na loja virtual, telas de login e cadastro com perguntas que ele pode não considerar relevantes aparecem no meio do processo. Infelizmente, quanto mais passos seu cliente tiver que completar até poder de fato fechar a compra, maiores são as chances de ele desistir.

Para não perder seus clientes, uma possibilidade é usar o checkout simplificado no seu e-commerce. Você pode oferecer três tipos de saída: cadastro reduzido, compra com um clique ou compra como visitante.

Checkout Purchase Online Shopping Concept

Cadastro reduzido

Nesse caso, a compra pode ser feita com um cadastro com menos campos para preencher. O cliente se sente mais confortável e a possibilidade de fechar a compra é maior.

Dados da SaleCycle, uma companhia americana de marketing comportamental, mostram que 23% dos clientes citam ter que criar uma conta como motivo para abandonar seu carrinho de compras. Por isso, invista em uma plataforma com checkout rápido e ágil, com poucas etapas. Evite que o consumidor seja levado para outra janela do navegador apenas para pagar. Você pode oferecer um formulário simples, pedindo apenas as informações realmente necessárias.

23% dos clientes citam ter que criar uma conta como motivo para abandonar as compras

Os campos que contém as informações essenciais são dados de entrega e pagamento, mas isso não quer dizer que você perderá as outras informações que considera importantes para suas estratégias de marketing e vendas. Considere a possibilidade de, a cada nova compra, adicionar uma nova pergunta ao usuário, como “qual o dia do seu aniversário?”.

Outra opção é que essas perguntas estejam no site ou no aplicativo da loja quando o usuário acessar sua área pessoal para procurar uma informação, como o código de rastreamento do produto comprado. Ao receber um dado que ele está procurando, é mais provável que ele se sinta à vontade para responder uma pergunta.

Você pode ainda convencer o usuário oferecendo cadastro com benefícios – ao se cadastrar, ele pode, por exemplo, receber promoções exclusivas da sua loja.

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Compra com um clique

Lojas como Amazon, Saraiva e Submarino oferecem o modelo “compra com um clique”, no qual o cliente preenche o cadastro completo apenas uma vez. Durante a primeira compra, as etapas serão feitas da maneira mais convencional possível, para garantir que todas as informações sejam validadas. Nas próximas compras, basta clicar e comprar: a loja já tem todos os dados que precisa.

Essa opção elimina o retrabalho do consumidor e evita erros no preenchimento dos formulários, pois é só confirmar as informações fornecidas antes e finalizar a compra. Outro ponto positivo é aumentar as vendas para os clientes indecisos. Discretamente, a compra com um clique trabalha o fator psicológico que induz a compra, pois a praticidade e a rapidez evitam que o cliente perca o desejo de comprar ou que ele se distraia durante a mudança de páginas das etapas de compra.

O único detalhe a ser levado em consideração pelo cliente é que, ao escolher esse modelo, o cadastro ficará vinculado a um endereço e um cartão de crédito. Caso queira receber o produto em outro endereço ou mudar a forma de pagamento, o usuário precisa preencher todo o cadastro novamente.

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Compra como visitante

Uma outra maneira de usar um checkout simplificado é oferecer a opção “convidado”. O cliente faz a compra apenas usando como login seu e-mail, sem preencher outros dados pessoais. Parece impessoal, mas pode agradar os clientes mais indecisos ou desconfiados.

Para essa opção, inclusive, você não precisa nem pedir os dados de pagamento: seu site pode simplesmente oferecer PayPal, PagSeguro ou outra plataforma de transações financeiras como método de pagamento. Basta configurar seu e-commerce e deixar que o cliente escolha como prefere pagar.

Fonte: johnlewis.com

Fonte: johnlewis.com

Como posso melhorar meu checkout?

  • Velocidade: pausas e atrasos no carregamento podem fazer o cliente perder a confiança na sua loja. Planeje um site leve.
  • Sem registro forçado: encorajar seu cliente a preencher seu cadastro é bom, mas obrigá-lo a fazer isso pode fazer com que ele desista.
  • Preenchimento simples e fácil dos formulários: não pergunte informações demais que possam ser consideradas desnecessárias e certifique-se de que suas mensagens de erro estão claras.
  • Indicadores de progresso: o cliente deve saber em que etapa está no processo e o que mais precisa ser feito para concluir a compra. Uma maneira de mostrar a ele é com usar uma barra de progresso no topo da página, indicando as etapas.

Podemos te ajudar a usar essas técnicas! Estou disposto a tirar suas dúvidas e analisar o seu projeto. Basta enviar um e-mail para julio.viegas@sofist.com.br ou ligue em (19) 3291-5321 para conversarmos. Será um prazer ajudá-lo! =)

Se você já usa algum tipo de checkout simplificado e ainda assim sua loja online costuma ter muitos carrinhos abandonados, não se preocupe – também posso te ajudar. Confira aqui no blog como reverter esses potenciais clientes ou entre em contato!