fbpx

60% dos usuários de aplicativos mobile definem a performance como crítica!

Em todo início de projeto para o desenvolvimento de um aplicativo mobile a performance é levada em conta e os desenvolvedores setam uma série de expectativas para desenvolver um aplicativo de alta performance.
Mas se a performance é um item importante por quê é que existem tantos aplicativos com problemas?
[Tweet “47% dos usuários tiveram problemas com a performance de um aplicativo mobile.”]
De acordo com uma pesquisa da Compuware 47% dos usuários tiveram problemas recentes com a performance de um aplicativo, duas explicações factíveis para este problema são: A despriorização da performance e a crença da “feature de ouro“.

A despriorização da performance ocorre quando o time de desenvolvimento é confrontado com fatores não planejados como prazos antecipados, mudanças de escopo, bugs e etc.. Com problemas urgentes e um deadline apertado o time entra em modo de “apagar incêndios”, despriorizando e sacrificando a performance.

A crença da feature de ouro é a crença de que o valor entregue por uma feature vai justificar “aqueles milissegundos a mais”.Independente do motivo todos os dias são lançados aplicativos de baixa performance e poucos desenvolvedores estão cientes dos impactos no usuário final.

Percepção dos usuários

Se a baixa performance é uma realidade, como ela é percebida pelos usuários? Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting aponta que 60% dos usuários definem a performance como importante. Veja como a crença da feature de ouro é confrontada com os dados da pesquisa acima. A performance tem praticamente a mesma importância das features de um aplicativo.

Performance é a funcionalidade mais importante em um app mobile

 

Referências: Boa e má performance

Um aplicativo mobile deve abrir em, em média, até 2 segundos
 Assim como a crença da feature de ouro muitos desenvolvedores argumentam que a percepção da performance é relativa ao tipo de aplicativo desenvolvido, a performance do aplicativo líder, o nicho de usuários e outro fatores que definiriam a régua do que é aceitável em performance.

[Tweet “A expectativa média para o carregamento de um aplicativo não deve passar de 2 segundos.”]

Contrariando esta crença, uma pesquisa da Compuware mostrou que a expectativa do usuário para o carregamento de um aplicativo é de 2 segundos em média.

Custos e riscos de um aplicativo com baixa performance

Usuários são extremamentes sensíveis a performance e como mostra a tabela da pesquisa acima também da Compuware, boa parte deles irá tomar uma ação após usar seu aplicativo. Até 34% dos seus usuários simplesmente podem optar por um concorrente depois de ter uma má experiência com seu aplicativo. Além disto, podem tomar ações que não só prejudicarão o aplicativo mas também a empresa que o desenvolveu.

Má experiência com aplicativos mobile leva usuários a não usarem mais o app

É preciso manter a performance priorizada

Com os dados apresentados fica claro que a performance é extremamente importante para o sucesso de um aplicativo e que ela é despriorizada por crenças limitantes ou por problemas no processo de desenvolvimento.

Nós podemos te ajudar! O One Day Testing testa o seu aplicativo e demonstra se a performance esta adequada. Converse conosco! Clique e saiba mais.