Em todo início de projeto para o desenvolvimento de um aplicativo mobile a performance é levada em conta e os desenvolvedores setam uma série de expectativas para desenvolver um aplicativo de alta performance.
Mas se a performance é um item importante por quê é que existem tantos aplicativos com problemas?
[Tweet “47% dos usuários tiveram problemas com a performance de um aplicativo mobile.”]
De acordo com uma pesquisa da Compuware 47% dos usuários tiveram problemas recentes com a performance de um aplicativo, duas explicações factíveis para este problema são: A despriorização da performance e a crença da “feature de ouro“.
A despriorização da performance ocorre quando o time de desenvolvimento é confrontado com fatores não planejados como prazos antecipados, mudanças de escopo, bugs e etc.. Com problemas urgentes e um deadline apertado o time entra em modo de “apagar incêndios”, despriorizando e sacrificando a performance.
A crença da feature de ouro é a crença de que o valor entregue por uma feature vai justificar “aqueles milissegundos a mais”.Independente do motivo todos os dias são lançados aplicativos de baixa performance e poucos desenvolvedores estão cientes dos impactos no usuário final.
Percepção dos usuários
Se a baixa performance é uma realidade, como ela é percebida pelos usuários? Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting aponta que 60% dos usuários definem a performance como importante. Veja como a crença da feature de ouro é confrontada com os dados da pesquisa acima. A performance tem praticamente a mesma importância das features de um aplicativo.
Referências: Boa e má performance

[Tweet “A expectativa média para o carregamento de um aplicativo não deve passar de 2 segundos.”]
Contrariando esta crença, uma pesquisa da Compuware mostrou que a expectativa do usuário para o carregamento de um aplicativo é de 2 segundos em média.
Custos e riscos de um aplicativo com baixa performance
Usuários são extremamentes sensíveis a performance e como mostra a tabela da pesquisa acima também da Compuware, boa parte deles irá tomar uma ação após usar seu aplicativo. Até 34% dos seus usuários simplesmente podem optar por um concorrente depois de ter uma má experiência com seu aplicativo. Além disto, podem tomar ações que não só prejudicarão o aplicativo mas também a empresa que o desenvolveu.
É preciso manter a performance priorizada
Com os dados apresentados fica claro que a performance é extremamente importante para o sucesso de um aplicativo e que ela é despriorizada por crenças limitantes ou por problemas no processo de desenvolvimento.
Nós podemos te ajudar! O One Day Testing testa o seu aplicativo e demonstra se a performance esta adequada. Converse conosco! Clique e saiba mais.
Pingback: O Impacto de serviços externos em aplicações Mobile()
Pingback: As 3 etapas críticas de um projeto digital que gera resultados()