As vantagens de utilizar notificações em aplicativos e sites

A quantidade excessiva de informações disponíveis na internet acabou resultando em um problema para as empresas que buscam se diferenciar no meio online. Como os usuários só retêm as informações que mais lhe interessam, é preciso procurar uma forma de conseguir um espaço na mente do consumidor.

Foi exatamente para isso que surgiram as notificações em aplicativos, também chamadas de push notifications. A grande vantagem desse modelo de notificação é que ela pode ser recebida no desktop ou no smartphone do usuário sem que nenhum navegador ou aplicativo esteja aberto.

Para que servem as notificações

As push notifications são mensagens clicáveis enviadas por meio de navegadores e aplicativos móveis. Essas notificações em aplicativos permitem que você publique pílulas de informação de alto valor em momentos oportunos para usuários específicos.

É mais um canal de contato entre sua empresa e os consumidores. Isso significa que você irá criar um novo ponto de contato, utilizando-o tanto para ajudar os usuários a economizarem tempo, quanto para oferecer alguma novidade ou promoção.

Quando utilizar notificações em apps

As notificações push são uma forma de falar diretamente e rapidamente com um usuário. Assim, você evita que sua mensagem seja esquecida na caixa de entrada do usuário ou vá direto para o spam. As notificações podem ter diferentes utilidades para você e também para quem usa o seu aplicativo ou website.

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E o melhor de tudo é que não é uma ferramenta invasiva, já que para que as notificações comecem a ser enviadas, o usuário precisa voluntariamente permitir e concordar com o envio. Abaixo, separamos as principais vantagens de utilizar notificações em aplicativos:

Gerar engajamento e reter usuários

Muitos aplicativos têm uma base de usuários inativos muito grande. Muitas vezes, esses clientes são esquecidos e acabam baixando outros aplicativos com o mesmo fim. As push notifications podem ser uma alternativa para reativar esses usuários, fornecendo informações relevantes ou mesmo oferecendo promoções exclusivas.

Assim, você incentiva o engajamento, aumenta o tráfego no seu site e otimiza o uso do aplicativo. Além disso, como a ferramenta ainda é uma novidade, você pode explorar maneiras de aumentar a conversão e retenção dos usuários e sair na frente dos concorrentes. Só cuidado para não lotar a barra de notificações e criar uma imagem negativa para o seu negócio!

Notificações podem trazer de volta usuários inativos e aumentar a conversão e retenção dos usuários.

Trazer usuários de volta para seu site ou app

O objetivo final desse tipo de omunicação é trazer o público de volta ao seu site ou para alguma página de conversão. E como as notificações push são clicáveis, você pode direcionar os usuários exatamente para a página que você quer. Isso significa que, se o intuito for direcioná-los para uma página de um novo produto ou que esteja em promoção, por exemplo, utilizar push notification é uma alternativa para aumentar ainda mais a taxa de conversão.

Aumentar a taxa de abertura das mensagens

Quantas notificações de aplicativos ou de websites você recebeu nesta semana? Provavelmente poucas. Agora, se a pergunta for quantos e-mails você recebeu esta semana, a resposta certamente vai ser “perdi as contas”. Essa é a realidade da maioria dos usuários de internet e por isso é tão importante levá-la em consideração na hora de planejar a estratégia de divulgação da sua empresa. Não é muito mais fácil atingir seu público-alvo de uma forma que quase ninguém atinge?

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Um ótimo exemplo de sucesso é o da Freeflys.com, um diretório de amostras grátis de categorias como beleza, alimentos e brinquedos. Embora a comunicação via e-mail servisse bem seu propósito, não estava sendo suficiente para esgotar as amostras, devido ao atraso na abertura dos e-mails. Com o uso de push notification, a taxa média de clicks chegou a quase 13% até a data do estudo de caso da Push Crew (empresa criadora da aplicação). Para se ter uma ideia, segundo dados do MailChimp, a taxa média de clicks dentro dos e-mails fica entre 2% e 4% apenas.

Além de todas essas vantagens, você pode utilizar notificações em aplicativos para:

  • Promover produtos ou ofertas para aumentar as vendas

  • Melhorar a experiência do cliente

  • Converter usuários desconhecidos em clientes conhecidos

  • Enviar recibos de transações rapidamente

  • Conduzir os usuários a outros canais de marketing, tais como a redes social

Exemplos de ferramentas de push notifications

Abaixo, separamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para enviar notificações push para os usuários do seu aplicativo móvel ou visitantes de uma aplicação web.

PushCrew

Esta aplicação permite enviar notificações push em navegadores Chrome e Firefox para os visitantes que se inscreverem no serviço. Você pode criar uma conta gratuita e enviar notificações ilimitadas.

Radar Zendesk

Uma das ferramentas do Radar é a camada de serviço em tempo real para aplicações web. Com ela, é possível enviar notificações push para os visitantes do seu site.

OpenPush

A empresa define o OpenPush como um agregador na nuvem de notificações push em tempo real.

WebEngage

A ferramenta se apresenta como um meio de orientar o seu tráfego para a conversão. O WebEngage possibilita a exibição mensagens direcionadoras para páginas relevantes aos usuários que navegam em seu site.

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Sim! O mais legal de tudo isso é que você não precisa ter um app. Diretamente do seu website, no iOS e Android, dá para configurar uma notificação para o usuário. Falamos mais sobre esse assunto aqui.

Se precisar de alguma orientação ou testar todas essas notificações nas mais variadas plataformas, estou à disposição. Afinal, com uma web cada vez mais responsiva, é importante que o seu site funcione bem em todos os dispositivos.

Fico à disposição. Se quiser conversar, me envie um e-mail: julio.viegas@sofist.com.br. Abraço e até a próxima! =)