Mesmo contando com um processo interno de testes de software, a Kurier, empresa do Recife (PE), que desenvolve softwares para a área jurídica, sentia a necessidade de aprimorar o processo. Isso porque muitos erros considerados primários acabavam sendo apontados pelos próprios usuários.

Para a Kurier isso acontecia pois, na visão da empresa, os desenvolvedores, também responsáveis pelos testes de software, não tinham obrigação de entender profundamente sobre assuntos como Experiência do Usuário, por exemplo, e por isso era necessária uma nova abordagem para os testes. Além disso, o tempo levado no processo também era considerado muito alto.

Detectamos 3 vezes mais erros que a equipe interna

Foram realizados 3 dias de testes no software, com a funcionalidade principal de oferecer consulta de processos jurídicos. Enquanto a equipe interna havia identificado 10 erros e levado cerca de um mês no processo, a Sofist, através da Metodologia One Day Testing apontou ao final dos testes mais 30, o que levou a descoberta de falhas antes inimagináveis.

Os testes deveriam passar pelos módulos de Interação e experiência do usuário e portabilidade, para garantir que tudo funcionaria perfeitamente quando estivesse nas mãos do cliente final. Os especialistas da Sofist foram tão criteriosos, que, além de erros graves, também foram reportados erros de grafia, o que chamou a atenção da empresa.

leandro_kurier

“Ficou muito claro que a Sofist procura desde o mínimo detalhe até os grandes erros para oferecer um relatório completo ao cliente e esse foi um grande diferencial para nós”, Leandro Rodríguez Torres, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Kurier

Metodologia ágil e assertiva garante confiança no processo

Um diferencial apontado pela Kurier foi que a metodologia 1DT demanda o mínimo necessário do tempo da equipe da empresa para iniciar os testes, pois, logo após a reunião inicial, onde o sistema e requisitos são apresentados, já são iniciados os testes.

leandro_kurier

“A reunião inicial e a apresentação da metodologia ágil de testes de software usada pela Sofist inspiraram confiança logo de início para nós. Eles são muito seguros e sabem o que estão fazendo”. Leandro Rodríguez Torres, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Kurier.

Como em todos os projetos da Sofist com a metodologia 1DT, ao final de cada dia de testes, um relatório contendo os erros, com evidências claras, é reportado ao cliente. Para a Kurier, esse aspecto foi fundamental tanto para aumentar a maturidade do sistema, quanto para que toda a equipe confiasse no processo.