Sabemos o quanto a importância da Black Friday vem aumentando nos últimos anos. Segundo o Ebit|Nielsen, o varejo online faturou durante o evento 23,6% a mais do que em 2018.

Com a data fazendo cada vez mais parte do calendário de compras do brasileiro, se preparar para receber o tráfego (que pode aumentar até 6x em relação a um dia comum) durante este período de promoções é essencial para ter sucesso.

Todo esse cenário justifica o fato do Magazine Luiza, um dos maiores varejistas brasileiras, investir na preparação e na conformidade do seu e-commerce para a data: desde 2016 a empresa realiza, junto à Sofist, testes de Carga & Stress em seu site para ajudar a garantir que ele aguentará toda a demanda da Black Friday.

Fomos ao Magalu conversar com Thiago Catoto, diretor de tecnologia da empresa. Ele nos disse qual a importância do projeto com a Sofist para a Black Friday, quais resultados foram obtidos através dos testes e como eles otimizaram sua estrutura para enfrentar o evento.

Leia abaixo mais sobre o projeto.

Simular em cenário muito semelhante ao da Black Friday

Sempre com o objetivo de superar os resultados da Black Friday anterior, ano a ano o Magazine Luiza precisa garantir que sua loja online e outros produtos funcionem perfeitamente, evitando frustrações por parte dos usuários e, consequentemente, perda de vendas.

Por isso mesmo, ao longo do projeto, o objetivo foi simular um cenário muito próximo ao que acontece na Black Friday. Com isso, seria possível gerar um maior autoconhecimento das aplicações, sabendo onde o sistema poderia, eventualmente, gargalar durante o processo de compra.

Mesmo possuindo algumas iniciativas internas que poderiam dar respostas ao Magalu sobre tais questões, para eles era importante contar com um parceiro externo.

“Apesar da gente saber muito bem como que faz isso, foi muito interessante a gente pegar um parceiro de fora e conseguir simular bem perto o que acontece num grande evento como esse, diz Thiago.

Testes que transcendem o e-commerce

A empresa contou com a Sofist para realizar Testes de Carga & Stress em suas aplicações.

Inicialmente, a empresa deu foco na versão web de seu e-commerce. Foram definidos fluxos de compra relevantes dentro da realidade do Magazine Luiza, que foram transformados em cenários de testes e, em cima de cada um deles, foi aplicada uma carga.

Com isso, era possível entender como tais caminhos se comportavam com dezenas de milhares de usuários acessando o site simultaneamente e, a partir daí, tirar insights para melhorias na loja.

Com os anos, foi adicionado ao escopo de testes o aplicativo de mobile vendas, solução usada pelos vendedores no PDV para dinamizar o processo de compra em loja.

No mobile vendas foram aplicados os mesmos testes. A importância dos testes nessa aplicação estava relacionada à qualidade de atendimento dos vendedores do Magalu, como diz Thiago: “Quando a gente fala dos testes que aconteceram nas lojas, é o tempo que o vendedor está fazendo e sendo assertivo no atendimento. Então quanto mais ele conseguir fazer isso, mais rápido ele consegue executar aquela tarefa, e o melhor que o cliente vai se sentir.”

Eficiência de performance e de infraestrutura

Os resultados das baterias de teste ajudaram o Magazine Luiza a identificar oportunidades de performance dentro de suas aplicações.

Com essas oportunidades implementadas, o Magalu notou que algumas de suas aplicações chegaram a performar até 30% melhor. Thiago diz que, em alguns casos, até com menos servidores algumas aplicações conseguiam ter uma melhor performance.

Tudo isso refletiu na experiência do consumidor final. Segundo Thiago, “ao longo dos testes a gente conseguiu garantir a experiência do consumidor mais fluida. E como ela consegue ser mais fluida, mais rápida, o consumidor acaba ficando um pouco mais feliz , um pouco mais envolvente com aquilo, conseguindo buscar mais produtos com uma velocidade mais rápida”.

 


thiago-catoto-magalu

“O know-how da Sofist consegue nos levar a outro nível de consciência quando falamos em teste de carga. Desde a flexibilidade na montagem dos scripts de testes até o entendimento profundo que ela tem do nosso negócio, ela vem se provando ano a ano um parceiro de valor para nossos resultados estratégicos”.

Thiago (Jesus) Catoto – Diretor de Tecnologia no Magazine Luiza


Imagem de capa via Linkedin da empresa.