Nos últimos anos vem se tornado comum que empresas antecipem suas promoções de Black Friday, gerando semanas de descontos e ações comerciais para incentivar o consumo entre seus consumidores.

Este é o caso da Netshoes, o maior site de lifestyle esportivo da América Latina: sua ação de Black Friday não se restringe apenas à última sexta-feira do mês, mas sim engloba todo o mês de novembro, se tornando a Black November.

Por trás dessa ação existe muito planejamento, investimento e preparação. E a área de TI não poderia ficar de fora: a Netshoes sabia que receberia um enorme número de acessos durante o período e precisava se preparar para lidar com esta demanda.

Fábio Santiago, Gerente de Infraestrutura da Netshoes, nos contou como foi essa preparação e como os Testes de Carga & Stress da Sofist foram essenciais para ajudá-los a aguentar todo o período de promoções.

Veja abaixo os principais pontos:

A necessidade de saber os limites da aplicação

Com a época de promoções chegando, os times comercial e de marketing começaram a planejar grandes campanhas com o intuito de levar consumidores para o site da Netshoes e, consequentemente, gerar vendas.

Com isso, era esperado que o site recebesse um altíssimo número de acessos, necessitando de suporte por parte do departamento de TI para que o e-commerce conseguisse receber todo esse fluxo sem nenhum tipo de problema.

A Netshoes já realizava internamente alguns testes de carga via ferramentas open-source, mas em muitos pontos essas ferramentas ainda deixavam a desejar em relação aos resultados que elas ofereciam.

Nas palavras de Fábio: “a gente não conseguia mensurar algumas informações importantes, principalmente a quantidade de usuários simultâneos na nossa loja, que é o principal ponto que nós atacaríamos para poder suportar Black Friday.”

Deste modo, a empresa viu que era necessária a parceria de uma empresa especializada, de modo que eles pudessem medir tanto o limite de usuários simultâneos na plataforma, quanto estressá-la para entender qual seu comportamento.

E nesse cenário entrou a Sofist.

Netshoes vê em Carga & Stress a solução adequada

Para apoiar o desafio da Netshoes, a Sofist aplicou seus Testes de Carga & Stress.

Após todo o trabalho de escolha de fluxos, configurações de scripts e escolha de cenários, as baterias de teste ocorreram ao longo de alguns meses, contemplando diversas fases do planejamento da Netshoes.

Nesse período, dezenas de milhares de usuários simultâneos foram simulados na plataforma, através de diversos fluxos e caminhos de usuários de interesse da Netshoes.

Ao final de cada bateria o time de infraestrutura da Netshoes conseguiu realizar adequações necessárias para passar pelo período de promoções.

Melhorias em infraestrutura e na experiência de uso

Com os resultados dos testes em mãos, o time da Netshoes conseguiu aplicar melhorias em termos de desenvolvimento de código, otimizando a estrutura da plataforma para garantir uma melhor performance.

Além disso, o projeto atingiu o objetivo de mensurar o número de acessos simultâneos da plataforma e como ela se comportava em cenários de estresse, dando insumos para que a Netshoes conseguisse dimensionar corretamente sua infraestrutura para suportar a quantidade esperada de usuários na Black Friday.

“A gente cresceu aproximadamente 4 vezes o tamanho da nossa infraestrutura para atender o usuário na Black Friday em relação a um dia normal”, diz Fábio.

Também foi notado que houve uma relação entre as adequações feitas através dos resultados dos testes e a melhora na experiência do usuário.

Segundo Fábio, “nos próximos eventos de grande audiência os usuários sabem que se eles vierem comprar na Netshoes eles não vão ter nenhum problema de downtime, não vão ter erro durante pesquisa, conseguirão colocar pedido no carrinho e tudo mais”.

Ainda segundo ele, isso traz grandes ganhos ao negócio.

“Qualquer e-commerce que queira participar de verdade de uma Black Friday tem que se preparar”

Essa são as palavras de Fábio sobre a importância dos Testes de Carga & Stress, principalmente em e-commerces que querem se preparar para grandes eventos como a Black Friday.

De acordo com ele, é importante estressar a plataforma e muitas vezes de modo a quase derrubá-la. Só deste modo as empresas conseguem garantir que suas lojas online não possuem nenhum downtime ou erro, entregando experiências de compra fluidas e permitindo fechamento de pedidos sem nenhum problema.


marco_aurelio_tecsinapse

“O trabalho com a Sofist foi essencial para que atingíssemos nossos resultados na Black November. Sempre com muita flexibilidade de atuação, a equipe de testes conseguiu nos fornecer os resultados assertivos que nos permitiram performar com perfeição durante o evento, entregando uma ótima experiência aos nossos consumidores”.

Fábio Santiago, Gerente de Infraestrutura no Grupo Netshoes


Imagem de capa via Linkedin da empresa.