Em uma roda de amigos, eventos ou até mesmo com o seu sobrinho, sempre surge aquela pergunta: “Você trabalha com o quê?” Isso nos leva também nos perguntar: “Qual é o papel do QA?”
Responder para quem não é da área pode até parecer simples, afinal você dirá ser um profissional dedicado à qualidade de software, que realiza testes em sistemas, sites e aplicativos. Você pode acrescentar que reporta os erros/bugs para o desenvolvedor, que faz as devidas correções ou ainda que é o responsável para que as pessoas não tenham problemas ao usar produtos digitais. Tenho certeza que você responderá a tudo isso com um tom de voz orgulhoso e considerando seu trabalho o mais importante do mundo.
Por outro lado, como seria se a resposta fosse para um profissional da área de tecnologia ou um cliente? E se você precisar defender a profissão de Quality Assurance (QA) dentro de uma equipe que não dá importância para o seu papel, como você se sairia?
Saber defender a importância do trabalho do QA, conhecer a teoria, os processos, identificar tecnicamente os termos utilizados e ter uma comunicação assertiva são fundamentais para valorizar o papel do Analista de Qualidade de Software e disseminar a cultura da qualidade dentro de uma empresa.
Como Tech Recruiter, encontro profissionais que simplificam muitas vezes o papel do QA, e, por isso, preparei algumas dicas que contribuem para você se tornar um defensor da sua profissão e da importância da qualidade de software
Mantenha-se atualizado
“A qualidade nunca se obtém por acaso, ela é sempre resultado do esforço inteligente.” (John Ruskin, crítico de arte, desenhista e aquarelista britânico.)
A área Tech muda muito rapidamente, então se manter atualizado é muito importante para que você se destaque como QA. Dessa forma, o profissional se torna muito mais do que um reportador de bugs.
Portanto, se você quer ser um disseminador da importância da qualidade, que tal:
- Olhar o mercado constantemente e entender quais são as ferramentas, processos e metodologias que estão sendo utilizados ou mencionados em empresas da área;
- Acompanhar o trabalho de profissionais de referência na área de Qualidade;
- Participar das comunidades de profissionais de teste de software;
- Analisar a descrição das vagas de emprego de organizações especializadas em qualidade de software para entender quais são as demandas reais;
- Desenvolver um plano de estudos para gaps técnicos identificados alinhado ao seu objetivo de carreira;
- Identificar gaps e desenvolver as suas habilidades comportamentais;
- Celebrar e recompensar cada etapa de aprendizagem concluída;
- Realizar palestras ou ensinar alguém. A melhor forma de aprender é ensinando.

Tire certificações
A certificação CTFL fornece aos profissionais de teste terminologia essencial e uma amplitude de conhecimento.
Uma das principais certificações da área de testes é a CTFL (Certified Tester Foundation Level) e consegui-la é um processo que precisa de dedicação, esforço, organização e investimento, pois não se trata de um valor baixo, principalmente em períodos de alta do dólar. Talvez lendo isso, você pode pensar em desistir, afinal vale esse esforço?
Posso te garantir que vale e há inúmeros fatores que fazem você se destacar como um defensor da qualidade quando possui o certificado:
- Demonstrar conhecimento técnico de alto nível;
- Você será visto como um profissional com capacidade de identificar e nomear as técnicas e práticas de processos;
- Terá maior poder de argumentação para falar sobre e defender a qualidade na sua squad e na empresa;
- Estar um passo à frente de todos que desistiram;
- Ser um profissional que atinge as suas metas, afinal barreiras foram vencidas.
Mas não caia na cilada de acreditar que, só porque você tirou a certificação, logo não precisa mais se atualizar? É melhor voltar ao tópico anterior, mantenha-se atualizado.
Ser um defensor da qualidade de Software é papel do QA
Cultura de Qualidade é um conjunto de normas, valores e condutas que representam a qualidade como parte intrínseca das estratégias e práticas do ciclo de desenvolvimento de software e que estão enraizadas na mentalidade de todas as pessoas que fazem parte desse processo.
A posição de um Analista de Qualidade de Software dentro de uma squad, pode gerar um desconforto. Afinal, ele é o caça bug que, em sua análise, encontra erros não perceptíveis na codificação realizada pelo desenvolvedor. Porém , será que essa alcunha é justa?
Possuir um sistema, site ou aplicativo que funcione corretamente é um dos focos principais das empresas desde que existe a relação tecnologia, cliente e usuários. Zelar para que cada etapa do processo esteja com qualidade é uma construção coletiva de todos. Garantir que o usuário tenha uma experiência incrível durante o uso de produtos digitais é o papel do QA.
Um ponto muito importante nesse tópico é destacar a diferença entre um Tester e um QA. São profissionais que se complementam, mas o primeiro tem o papel de avaliar o produto verificando se corresponde ao solicitado. O QA, por sua vez, é o profissional que, além de testar, foca em identificar oportunidades de melhoria dos processos.
Após tantas informações, mentalize essa persona: um QA, certificado, com experiência, conhecimento técnico, atuando em uma empresa de qualidade de software que atende um cliente com a necessidade de realizar testes, mas não dá a devida importância e, muitas vezes, diz que este processo deveria ser executado pelo desenvolvedor. Mas ele realmente precisa de mais desenvolvedores?
Nesse momento, a empresa não precisa de um tester e de mais desenvolvedores, e sim de um QA para evangelizar o time sobre a importância da qualidade. Isso está diretamente relacionado à comunicação, afinal não basta ter conhecimento, se ele não é convertido em palavras e gestos concretos.
Veja alguns pontos importantes sobre a comunicação:
- O QA tem o papel questionador e precisa saber ouvir, falar e escrever;
- Ter uma escuta ativa e interpretar as informações com coerência e empatia;
- Falar de maneira adequada conforme o receptor da mensagem;
- Escrever com clareza, objetividade e com exemplos práticos;
- Estar atento à sua postura corporal;
- Dar visibilidade do seu trabalho, métricas e os resultados atingidos;
- Ter segurança para propor as melhorias e isso é consequência de um conhecimento teórico, acertos e erros;
- Demonstrar que o seu papel não é para apontar erros e sim contribuir para entregar o produto final com sucesso;
- Defender a qualidade com paixão.
E aí, vamos tornar a qualidade um desejo nas empresas e, cada vez mais, uma disciplina executada, principalmente, por um profissional dedicado exclusivamente à qualidade de software?