Na última quinta-feira (07 de outubro), a líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia ISG (Information Services Group) divulgou seu estudo Next-Gen Application Development and Maintenance Services 2021 Brazil, da série ISG Provider Lens™.

O estudo tem como objetivo posicionar empresas fornecedoras de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas frente aos seus concorrentes. Neste ano, assim como em 2020, a Sofist foi posicionada como líder no quadrante de Continuous Testing Specialists!

Quer entender o que isso significa? Abaixo explico a importância do relatório e do posicionamento da Sofist.

O que é o ISG Provider Lens™?

O ISG Provider Lens™ é uma avaliação que combina pesquisa empírica com base em dados, análise e observação de mercado. Realizado anualmente pela consultoria ISG, a avaliação é composta por uma série de pesquisas que visam oferecer às empresas dados confiáveis sobre provedores de serviços de tecnologia em diversas áreas de atuação. Essas informações têm o objetivo de apoiar empresas em seus processos de tomada de decisão.

Um dos estudos do ISG Provider Lens™ é o Next-Gen Application Development and Maintenance Services, que engloba empresas do segmento de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas. De acordo com o relatório, as empresas presentes nesse estudo ajudam seus parceiros a escalar suas iniciativas de desenvolvimento ágil através de integração de ferramentas, gestão de mudança organizacional, treinamento, educação e automação.

O estudo está dividido em seis quadrantes. São eles: Application Development and Scaled Agile, Agile Development Specialists, Managed Application Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists (no qual a Sofist foi apontada como líder em uma análise realizada com outros 49 players do mercado).

Líderes em Continuous Testing: o que isso quer dizer?

De acordo com Pedro Maschio, autor do estudo, as mudanças nas necessidades de negócio trouxeram a necessidade de aumentar a rapidez no desenvolvimento de aplicações, reduzindo o time to market e encurtando o ciclo de desenvolvimento de software a fim de trazer mais eficiência e segurança para o processo.

Nesse âmbito, os prestadores de serviço em testes vêm adotando novas metodologias para dinamizar o processo de teste e diminuir os custos de entrega.

O quadrante se propõe a avaliar empresas que não apenas fornecem, através dos testes contínuos, “qualidade em conjunto com a velocidade do desenvolvimento ágil”, mas também viabilizam melhorias nos processos internos dos clientes.

Ao ser posicionada como líder nesse quadrante, o ISG atesta a capacidade da Sofist em oferecer soluções em qualidade de software que atendam aos desafios do mercado e que apoiam as empresas na melhoria de seus processos de tecnologia, sendo capazes de gerar impactos positivos em termos de eficiência e agilidade operacional.

Veja a seguir o comentário do autor do estudo sobre a Sofist:

Quer saber mais sobre o posicionamento da Sofist no relatório e entender em quais pontos nos destacamos? Clique no botão abaixo e saiba como ter acesso ao relatório.

Como a avaliação é feita?

Para comparar com eficiência os pontos fortes, desafios e diferenciadores competitivos dos fornecedores, o ISG faz o uso de uma matriz de avaliação. Essa matriz considera duas escalas: Atratividade de portfólio e Força competitiva, e o comparativo é apresentado em quatro quadrantes: Líder, Product Challenger, Market Challenger e Contender.

A Sofist, posicionada como Líder, está, portanto, em conformidade com os critérios de classificação que o quadrante requer, que são:

  • Produto altamente atraente e oferta de serviços
  • Mercado muito forte e posição competitiva
  • Cultivo bem-sucedido do mercado
  • Formador de opinião e fornecedor de impulso estratégicos ao mercado
  • Garantidor de força inovadora e estabilidade


A Sofist é uma consultoria ultra especializada e líder em qualidade de software. Suas soluções permitem que empresas promovam iniciativas digitais com velocidade e confiança, evitando que pressões por evoluções técnicas prejudiquem a experiência dos usuários. A Sofist está há mais de 12 anos no mercado e atende empresas como Magazine Luiza, iti (Itaú), DMCard, Livelo, Whirlpool, iFood e Via (antiga Via Varejo).

Autor

  • Bruno Abreu é CEO e Fundador da Sofist. Hoje é responsável pela estratégia de crescimento da empresa e geração de novos negócios.