Com certeza você já ouviu o termo hackaton. Amálgama das palavras em inglês hack e marathon, hackaton é um evento que envolve diversos programadores e outros profissionais de tecnologia (geralmente divididos em equipes) com o objetivo de criar novas soluções de programação, dentro de um desafio específico.

Tal maratona está se tornado popular por fomentar inovação e criatividade dentro das empresas e diversas companhias já usam essa iniciativa para gerar novos produtos e soluções de uma maneira rápida e efetiva.

Contudo, não são apenas as maratonas de programação que existem. Você sabia que também existe uma maratona de testes?

Sim, a Testathon, que é basicamente um hackaton, mas para testers! E em breve teremos mais uma edição do evento por aqui, no Brasil. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a Testathon.

Hackathon para testers?

O Testathon é uma maratona onde diversos testadores competem analisando softwares e encontrando bugs. A iniciativa é produzida pelo pessoal da Global App Testing e já está indo para sua 14ª edição no mundo todo. Contando com parceiros de peso como Facebook, Dropbox e Spotify, o evento já passou por cidades como Londres, São Francisco e Moscow, e está vindo para mais duas edições em São Paulo, agora em 2019!

Veja no vídeo abaixo como foi um dos Testathons, onde alguns dos participantes compartilham suas experiências:

Segundo o criador do evento, Owais Peer, o Testathon “reúne os melhores testadores ao redor do mundo para que eles possam aprender com as boas práticas, criar uma rede de contatos, e ganhar prêmios incríveis ao tentar quebrar apps reais”.

Em sua segunda vez no Brasil, o evento será sediado pelo Facebook. Eu participei da primeira edição do evento no Brasil, em 2017, representando a Sofist e posso afirmar que, como profissional de QA, participar do Testathon foi uma experiência incrível em termos de troca de experiência e networking.

A preocupação em selecionar os 50 melhores testers dentre centenas de inscritos eleva a qualidade dos bugs e insights reportados, impulsionando o intercâmbio de conhecimento com profissionais mega qualificados e competentes. Além de, é claro, ser um evento super bem organizado. 🙂

O Testathon em São Paulo acontecerá dias 10 e 11 de agosto. Tem interesse em participar? Saiba como em https://testathon.co/.